terça-feira, 1 de dezembro de 2009

2ª NOITE DOS MORCEGOS DE POMBAL





13ª NOITE EUROPEIA DOS MORCEGOS


No dia 29 de Agosto de 2009, no âmbito da 13ª Noite Europeia dos Morcegos decorreu no Vale do Poio-Novo (Redinha – Pombal) a 2ª Noite dos Morcegos de Pombal, evento organizado pelo Grupo Protecção Sicó (GPS).

Os objectivos deste evento foram o sensibilizar as pessoas para a necessidade de proteger estes mamíferos, desmistificando crenças populares a eles associadas, dando a conhecer os principais aspectos relacionados com a sua ecologia e biologia, explicando o porquê de serem um dos grupos faunísticos mais vulneráveis e a sua importância em termos ecológicos e económicos. O local seleccionado permitiu ainda mostrar uma das zonas mais emblemáticas do Sítio Sicó-Alvaiázere, área pertencente à Lista Nacional de Sítios da Rede Natura 2000.

O programa foi o seguinte:

19h00: embarque dos participantes rumo ao Vale do Poio Novo, durante o trajecto decorreu uma pequena palestra sobre os morcegos;

20h00 às 21h30: identificação e audição de morcegos, com recurso a detectores de ultra-sons.

Durante o evento foi possível ouvir (através dos detectores de ultra-sons) e por vezes ver o voo das espécies Pipistrellus pipistrellus (Morcego-anão), Eptesicus serotinus (Morcego-hortelão) e Tadarida teniotis (Morcego-rabudo). Para além destas, foi ainda detectado o género Myotis (não foi possível identificar a espécie exacta) e existe a possibilidade de também ter sido detectado o género Nyctalus.

Como curiosidade refira-se a observação de dois morcegos em fendas da escarpa rochosa, por parte de um dos grupos de participantes: apesar de não ter sido possível identificar com exactidão as espécies, conseguiu-se determinar que ambos pertencem ao género Myotis e que eram duas espécies diferentes.

O evento contou com um total de 40 participantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 60 anos, que revelaram grande interesse e curiosidade nas matérias apresentadas.

O Grupo Protecção Sicó agradece a presença dos participantes e a todos os que contribuíram para a organização da 2ª Noite dos Morcegos de Pombal.

Monitores: Pedro Alves, Bruno Silva, Sílvia Barreiro e Rita Lemos (quirópteros), Sérgio Medeiros (geomorfologia), Cláudia Neves, Carlos Ferreira, Hugo Neves


Esta actividade contou com o apoio de:

Câmara Municipal de Pombal





Plecotus, Estudos Ambientais, Unipessoal, Lda







Sem comentários: