sábado, 12 de março de 2011

6º Curso de Nível 2




O 6º Curso de Nível 2 decorrerá no Maciço Sicó-Alvaiázere durante 5 fins-de-semana (dias 26 e 27 de Março; 2, 3, 9, 10 e 30 de Abril; 1, 7 e 8 de Maio ). As aulas teóricas serão dadas no Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do Dueça (CISED), infra-estrutura que também servirá como base de apoio nalguns dos restantes fins-de-semana.

Este curso foi delineado segundo as normas da Federação Portuguesa de Espeleologia, pelo que habilita o praticante a efectuar progressão autónoma em cavidade e a participar em trabalhos espeleológicos, quando integrado numa equipa.

Farão parte do conteúdo programático temas como a Geologia Cársica, Espeleo-génese, Segurança e Socorro, História da Espeleologia e Arqueologia, Material e Nós, Técnicas de Exploração, Climatologia, Ecologia, Bioespeleologia, Morcegos, passando ainda por Prospecção, Cartografia, Topografia e Organização de dados.

Terá também uma forte componente prática, nomeadamente Técnicas de Progressão Vertical e Horizontal (com treinos em falésia e cavidades, incluindo grandes verticais), Topografia, Desobstrução e Arqueologia.

Terminará não só com a lavagem do material, mas também, com exames teóricos e práticos.

Data limite de inscrições: 23 de Março (inscrições limitadas)
Contactos: gps.sico@gmail.com

Organização: Grupo Protecção Sicó
Apoio: Câmara Municipal de Penela

Sem comentários: