O GPS – Grupo Protecção tem muito gosto em anunciar que irá realizar entre os dias 8 a 10 de Junho de 2012, mais uma edição da Festa da Espeleo. Trata-se de um encontro de espeleologia no espaço geográfico do Maciço Sicó-Alvaiázere e da sub-região denominada por Terras de Sicó.
A filosofia por trás deste encontro visa o estabelecimento de novas amizades entre espeleólogos nacionais e estrangeiros, novos conhecimentos, intercâmbio de experiências e técnicas, confraternização e, acima de tudo, a divulgação do extenso património natural e cultural do Maciço Calcário Sicó-Alvaiázere. É com base neste conceito que o GPS tenta de edição para edição alcançar o maior número de instituições, associações, espeleólogos e não espeleólogos na divulgação, organização e realização deste evento.
A primeira Festa da Espeleo realizou-se em 1998, seguindo-se 2000, 2002, 2005 e 2007. A Festa da Espeleo é já um encontro aguardado pela comunidade espeleológica e tem dado a conhecer o Maciço Calcário Sicó – Alvaiázere com o seu potencial que até há pouco tempo era desconhecido pela grande maioria dos espeleólogos portugueses.
Nesta sexta edição, onde se comemora em simultâneo o 15º aniversário do GPS, como tal terá que ser uma Festa da Espeleo especial. Tendo como base de apoio às actividades o CISED – Centro de Investigação do Sistema Espeleológico Dueça, localizado em Ferrarias – Penela, gentilmente cedido pelo Município de Penela.
Haverá espaço para trabalhos de espeleologia e visitas às “cavidades clássicas” do carso de Sicó, passeio pelo património natural, arqueológico e histórico das Terras de Sicó, apresentação à população em geral dos trabalhos espeleologia realizados (exposição fotográfica, apresentação multimédia, Curso N I – Iniciação à Espeleologia). Tudo isto tem como ponto de partida o CISED, situado nas Ferrarias – Penela.
Através da divulgação deste evento, e de muitas outras actividades, o GPS espera dar a conhecer e alertar toda a população para tudo o que o maciço nos tem a oferecer mas também que este é um bem a proteger. É este sentimento de protecção que leva o GPS a querer explorar e compreender o “funcionamento cársico” do maciço. Ao organizar eventos deste género estamos a impulsionar e fomentar esse conhecimento.
A Festa da Espeleo conta com o apoio do Município de Penela, da Associação Desportiva e Cultural Estalactites, Ferrarias – Penela e a FPE – Federação Portuguesa de Espeleologia.
Para mais informações: gps.sico@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário